domingo, 13 de abril de 2008

Nada do Outro Mundo


Assisti ontem a esta peça, e recomendo vivamente. Já tenho assistido a algumas peças com o Luís Vicente (lembram-se do Átila da série Duarte e Companhia ...) e aprecio bastante o seu trabalho, mas nunca tinha visto o Paulo Matos em teatro, e foi uma agradável surpresa.

Paulo Matos, em jeito de alusão, principalmente à segunda personagem, digo-te que: "Bronco, mais bronco, não há !!! Sabes do que estou a falar...

O espectáculo (dos textos originais “L`Homme sur le parapet du pont” – 1985; e “La Ronde de Sécurité” - 1984), colhe título numa frase recorrente nos dois textos que o constituem, associada a uma lógica de predador – no primeiro caso personificada por um jornalista e no segundo caso por um auto-intitulado agente de Segurança.

O primeiro texto, O Suicida, remete para a relação manhosa e cínica que alguma imprensa cria e mantém com o cidadão, deturpando o facto e rigor jornalístico, valorando o sensacionalismo.

O segundo texto, O Segurança, aborda a prepotência exercida por um suposto agente de autoridade sobre um cidadão incauto.

As deduções e induções de uma inquirição de circunstância na via pública assumem particular relevância crítica, salientada por um registo de absurdo.

São por isso textos do quotidiano: cruéis, irónicos, absurdos.

A encenação é de Paulo Matos, a execução cenográfica de Tó Quintas e as interpretações estão a cargo de Luís Vicente e Paulo Matos.

Próximas oportunidades de apreciar o enorme talento destes dois actores:

Faro, 2 e 3 de Maio às 21h30 e 4 de Maio às 16h

http://www.teatrolethes.pt


A não perder.

Nenhum comentário: